sábado, 20 de março de 2021

PROPOSTAS DE ORAÇÃO

 

«Senhor, meu Deus, em Vós me refugio,

livrai-me de quantos me perseguem e salvai-me». Salmo 7, 2

«A pandemia pôs em evidência e agravou os problemas sociais, especialmente a desigualdade. Alguns podem trabalhar de casa, enquanto para muitos outros isto é impossível. Algumas crianças, apesar das dificuldades, podem continuar a receber uma educação escolar, enquanto para muitas outras houve uma brusca interrupção».

Catequese, 26 de agosto de 2020

Hoje, a 1ª leitura preanuncia Jesus como o cordeiro manso, levado ao matadouro. De facto, assistir à matança de um cordeiro é algo impressionante: é um animal que não faz barulho nem protesta quando vai para morrer. Jesus também enfrentou a morte na cruz em silêncio, sem protestar. Assim também sofrem atrozmente milhares de pessoas por todo o mundo, sem voz, vítimas de exclusão social e de enormes desigualdades. A natureza também é devastada pelo nosso consumismo e geme e sofre em silêncio.

Hoje, vou procurar aceitar as injustiças e as humilhações com alegria e humildade, sem recalcitrar. Vou esforçar-me por me sintonizar com Jesus na cruz, com as milhares de pessoas que sofrem injustiça e não têm voz e com a natureza maltratada.

Sem comentários:

Enviar um comentário