sábado, 27 de março de 2021
sábado, 20 de março de 2021
PROPOSTAS DE ORAÇÃO
«Senhor, meu Deus, em Vós me refugio,
livrai-me de quantos me perseguem e salvai-me». Salmo 7, 2
«A pandemia pôs em evidência e agravou os problemas sociais, especialmente a desigualdade. Alguns podem trabalhar de casa, enquanto para muitos outros isto é impossível. Algumas crianças, apesar das dificuldades, podem continuar a receber uma educação escolar, enquanto para muitas outras houve uma brusca interrupção».
Catequese, 26 de agosto de 2020
Hoje, a 1ª leitura preanuncia Jesus como o cordeiro manso, levado ao matadouro. De facto, assistir à matança de um cordeiro é algo impressionante: é um animal que não faz barulho nem protesta quando vai para morrer. Jesus também enfrentou a morte na cruz em silêncio, sem protestar. Assim também sofrem atrozmente milhares de pessoas por todo o mundo, sem voz, vítimas de exclusão social e de enormes desigualdades. A natureza também é devastada pelo nosso consumismo e geme e sofre em silêncio.
Hoje, vou procurar aceitar as injustiças e as humilhações com alegria e humildade, sem recalcitrar. Vou esforçar-me por me sintonizar com Jesus na cruz, com as milhares de pessoas que sofrem injustiça e não têm voz e com a natureza maltratada.
sábado, 13 de março de 2021
PROPOSTA DE ORAÇÃO
«O publicano ficou a distância e nem sequer se atrevia a erguer os olhos ao céu; mas batia no peito e dizia: "Meu Deus, tende compaixão de mim, que sou pecador"». Lc 18, 13
«Jesus, que renova e reconcilia cada criatura, concede-nos os dons necessários para amar e curar como Ele sabia fazer, para cuidar de todos sem distinção de raça, língua ou nação. Para que isto aconteça realmente, precisamos de contemplar e apreciar a beleza de cada ser humano e de cada criatura».
Catequese «Curar o Mundo», 30 de setembro de 2020
No episódio do fariseu e do publicano vemos um olhar de desprezo para quem vive à margem, não faz parte do mundo «perfeito» que queremos tantas vezes que seja exclusivo. Não somos melhores que ninguém, somos todos pecadores necessitados da salvação de Deus. Esta fragilidade, tal como o amor do Pai, faz-nos irmãos e irmãs uns dos outros, responsáveis por eles. Como olho para aqueles que são diferentes? Vejo no seu rosto um filho ou filha amados de Deus?
Olhar para cada rosto que passe por mim como alguém profundamente amado por Deus, filho e filha de Deus.
ANO FAMÍLIA AMORIS LAETITIA (19 de março de 2021 a 26 de junho de 2022)
ANO FAMÍLIA AMORIS LAETITIA (19 de março de 2021 a 26 de junho de 2022)
CELEBRAÇÕES DA EUCARISTIA COM A PRESENÇA DA ASSEMBLEIA
sábado, 6 de março de 2021
PROPOSTA DE ORAÇÃO
«Levantou-se e foi ter com o pai. Quando ele estava ainda longe, o pai viu-o, ficou movido de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e beijou-o. O filho disse-lhe: "Pai, pequei contra o céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho"». Lc 15, 20-21
«Quando se assume um estilo missionário, que chegue a todos sem exceções nem exclusões, o anúncio concentra-se no essencial, no que é mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário».
Exortação apostólica Evangelii gaudium, n.º 35
O Evangelho da misericórdia não é um modo de adocicar as verdades da fé, procurando ser simpático à entrada e exigente para os que estão «dentro». O anúncio do Evangelho da misericórdia é um imperativo que habita o coração de quem procura dedicar-se inteiramente ao serviço dos outros, adotando um estilo missionário.
Há alguém que conheço que precisa de ser perdoado? Serei eu? Levo alguma acusação dentro do meu coração? Como devo ser sinal de perdão hoje?