domingo, 18 de abril de 2010
Peregrinação Arciprestal Vocacional Sacerdotal
No dia 24 de Abril, às 16h30, o Arciprestado de Famalicão organiza a primeira Peregrinação Arciprestal Vocacional Sacerdotal. Uma iniciativa, inserida no Ano Sacerdotal, que envolverá a população de todo o arciprestado, com concentração em cinco igrejas e convívio nos Missionários Combonianos de Antas.
O Arciprestado de Famalicão vai levar a efeito, de 18 a 25 de Abril, a Semana da Palavra, aglutinando a celebração da “Palavra de Deus”, da Arquidiocese de Braga, e o Ano Sacerdotal, promulgado pelo Papa Bento XVI. «Nós, Arciprestado de Famalicão quisemos que os cristãos do nosso Arciprestado tivessem a oportunidade de viver e rezar estas duas temáticas num ambiente formativo, de oração e de festa», frisou o arcipreste, Padre Mário Martins.
Um dos pontos altos dessa semana é a Peregrinação Arciprestal Vocacional Sacerdotal, a que deram o título “Nos trilhos da vocação... Atreve-te mais”. Será no dia 24, com partida às 16h30, de cinco locais diferentes (igrejas de Gavião, Requião, Esmeriz, Lagoa e Matriz Nova), em direcção ao Seminário Comboniano de Antas, onde decorrerá o restante programa, com vigília vocacional (20h30), seguindo-se o jantar partilha (que implica cada um levar farnel, embora a organização ofereça uma sopa), e um concerto (22 horas) com o grupo “Missio”, que interpretará temas de mensagem e índole vocacional.
Esta peregrinação tem por objectivos «despertar os cristãos de todo o Arciprestado para a descoberta do sentido vocacional da vida e também da vocação sacerdotal» e o convívio entre todos os participantes, que se estimam possam ser mais mil pessoas.
Na peregrinação podem participar todos os cristãos, mas a organização espera muitos adolescentes e jovens, por serem aqueles que se encontram na fase de discernimento vocacional. Aqueles que não possam ou não queiram participar na caminhada logo no primeiro encontro poderão ir directamente para o Seminário Comboniano.
Está previsto que a peregrinação tenha uma duração de três horas, porque haverá momentos de paragem, para oração, reflexão e realização de diversas dinâmicas alusivas à temática das vocações, com intervenção de elementos dos Seminários de Braga. A vigília vocacional será presidida por um dos bispos da Arquidiocese, numa alusão clara às vocações sacerdotais, onde se incluirá uma homenagem aos sacerdotes do arciprestado, ao serviço de paróquias ou não.
«Nos trilhos da vocação…atreve-te mais” deverá ser para nós um sério atrevimento a participarmos e trilharmos caminho, seja na nossa vocação já escolhida, mas ainda porventura pouco atrevida, seja naquela vocação que merecerá um pouco mais de atrevimento», desafia p.e Mário Martins.
Por detrás desta iniciativa está uma equipa de 7 elementos, que, por sua vez, envolvem cerca de 100 pessoas, a maioria representando grupos e movimentos, como o CNE (representado na conferência por Valdemar Magalhães) ou pela equipa juvenil (representada pela Luísa Campos).
Mas nesta semana de 18 a 25 de Abril será ainda celebrada a Festa da Palavra da Catequese e a Formação Bíblica, esta animada pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. António Couto, que abordará textos bíblicos de teor vocacional.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário