III Domingo Advento: "Ide contar o que vedes e ouvis"-Silêncio Alegre-: A fé, uma luz que gera alegria- Manter acesa a luz da fé, contagiando-a, com a alegria.
«Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem
, os coxos andam, os leprosos são
curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres»
(Mt 11, 4-5)
João Batista é um verdadeiro profeta, «mais que profeta», é o Precursor. O elogio que recebe de Jesus confirma essa missão: dispor o coração dos outros para se abrirem à ação de Deus. Mesmo na prisão, não deixa de apontar para «Aquele que há de vir», como sempre o fez..
Abrir os olhos e os ouvidos para perceber as suas necessidades reais e, depois, agir com eficácia, à maneira de Jesus Cristo. Então, desse silêncio ativo brotará o silêncio alegre da salvação. Neste processo, acompanha-nos a jovem de Nazaré, Maria. «A Ela o Anjo disse: ‘Alegra-te, ó cheia de graça: o Senhor está contigo’ (Lucas 1, 28). Que Ela nos obtenha viver a alegria do Evangelho em família, no trabalho, na paróquia e em todos os ambientes. Uma alegria íntima, feita de admiração e ternura. A que sente uma mãe quando olha para o seu filho recém-nascido, e sente que é um dom de Deus, um milagre que se deve agradecer!»
Se
estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração
"incendiar-se-á" de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado. Como dizia Bento XVI: «o
discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro»" (Papa
Francisco, Homilia, Aparecida 24.07.2013).
Sem comentários:
Enviar um comentário