domingo, 22 de maio de 2016

CRUZ DA EVANGELIZAÇÃO

Cruz da Evangelização percorre dioceses portuguesas
Iniciativa será acolhida pela Arquidiocese de Braga entre os dias 30 de Maio e 5 de Junho.
A Cruz da Evangelização – entregue pelo Papa São João Paulo II ao continente europeu – encontra-se a caminho de Cracóvia e estará na Arquidiocese de Braga de 30 de Maio a 5 de Junho.
A iniciativa acontece no âmbito da preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016 que vai decorrer entre 25 e 31 de Julho de 2016, em Cracóvia, na Polónia, estando a Cruz a percorrer as 20 dioceses portiguesas. Para as JMJ, o Papa Francisco propôs o tema “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”.

O Projecto Itinerário da Cruz da Evangelização é uma oportunidade para os jovens portugueses, de um modo criativo e arrojado, expressarem hoje a sua ligação a este movimento evangelizador centrado no essencial da vida cristã. 


O Algarve foi a primeira diocese a acolher a Cruz da Evangelização, partindo depois para as Dioceses de Beja, Setúbal, Évora, Portalegre-Castelo Branco, Santarém, Lisboa e Angra. De 4 a 10 de Abril estará no Funchal, seguindo-se Leiria-Fátima, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Viana do Castelo, Braga (30 de Maio a 6 de Junho), Vila Real, Lamego, Bragança-Miranda e Ordinariato Castrense. 

Em Braga, a Cruz, vinda da Diocese de Viana do Castelo, será acolhida dia 30 de Maio por Barcelos, 31 por Braga, 01 de Junho por Guimarães, dia 02 por Famalicão, todo o dia, e encerrará às 21h, com a vigília de adoração à Cruz, na Matriz. 03 por Balasar, 04 por Vila de Conde, dia 05 por Cabeceiras de Basto e, por fim, no dia 06 de Junho, por Celorico de Basto.

A iniciativa pretende que os jovens portugueses façam um caminho de oração e reflexão rumo à Jornada Mundial da Juventude de 2016.


O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil pretende que a Cruz da Evangelização seja um itinerário de fé que tem como objectivo fundamental evangelizar através da cruz.
A acompanhar este símbolo foi preparado um guião com celebrações, meditações, orações e recursos para que os jovens possam acolher, celebrar, viver e anunciar aos seus contemporâneos a lógica da cruz. 
A história da Cruz da Evangelização


Foi nas primeiras Jornadas Mundiais da Juventude fora do continente Europeu, em Buenos Aires, na Argentina, em 1987, que o Papa João Paulo II entregou cinco Cruzes da Evangelização aos jovens para serem levadas para cada continente. “Envio-vos! Jovens, evangelizai os jovens com esta cruz da evangelização”, disse João Paulo II, na ocasião.


O papa Francisco já sublinhou a importância desta iniciativa coincidir com o Ano da Misericórdia. 
Esta é a terceira vez que as JMJ coincidem com a realização de um Ano Santo por parte da Igreja Católica. A primeira “aconteceu durante o Ano Santo da Redenção (1983/1984) ”, data em que “São João Paulo II convocou pela primeira vez os jovens de todo o mundo” para as jornadas. A segunda no “Grande Jubileu do ano 2000”, quando mais de dois milhões de jovens de cerca 165 países estiveram em Roma para a 15.ª Jornada Mundial da Juventude.

Sem comentários:

Enviar um comentário