segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

DIA DA MULHER


GRUPO TEATRO S. JOÃO BOSCO

Este grupo é constituído por um grupo de seminaristas da Arquidiocese de Braga, No Salão Paroquial de Calendário. A entrada é livre.

QUARESMA - 4ª. FEIRA DE CINZAS

A celebração da imposição das cinzas, na quarta-feira dia 1 de Março, iniciamos o tempo de preparação, para a Páscoa da Ressurreição, a Quaresma. Neste dia teremos Eucaristia às 21:00, no salão paroquial e na Capela S. Miguel-O-Anjo.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

FORMAÇÃO PARA MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO

Iniciativa comporta três encontros, sendo subordinada ao tema “Ministros Extraordinários da Comunhão, um Testemunho ao Serviço da Fé”.
Nos próximos dias 22, 23 e 24 de Fevereiro, os Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC’s) provenientes das diferentes paróquias do Arciprestado de Vila Nova Famalicão terão oportunidade de viver um tempo destinado à formação.
Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Arciprestado, sendo uma oportunidade para aprofundar e enriquecer o espírito de forma a enobrecer a missão no exercício deste ministério, subordinada, desta feita, ao tema “Ministros Extraordinários da Comunhão, um Testemunho ao Serviço da Fé”.
Esta formação decorre no Centro Pastoral de Santo Adrião, em Vila Nova de Famalicão, tendo início às 21h15, nos três dias, sendo possível realizar a recondução para os MEC’s que necessitem de a fazer e que trataram previamente da respectiva documentação.
O primeiro encontro contará com a presença do P.e Rui Sousa, Assistente do Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos, que centrará a sua apresentação na “Espiritualidade do Ministro Extraordinário da Comunhão”. Já no segundo dia o encontro será orientado pelo P.e Nuno Castro, Delegado Arciprestal da Pastoral Litúrgica, que abordará o tema “Para além de celebrar a Fé - Servir”. Por último, esta formação encerra com um momento de Celebração Mariana, em que todos são convidados a rezar a Fé a partir do testemunho da Mãe de Deus.
O Arciprestado de Vila Nova Famalicão interpela, assim, todos os MEC’s das diferentes comunidades a viver mais este momento de formação e oração, que, certamente, “os ajudará a desenvolver uma consciência mais séria e comprometida relativamente ao serviço que prestam nas suas comunidades paroquiais, para que, aprofundando e fortalecendo a sua Fé, a possam contemplar com a alegria e a confiança de Maria, na fiel devoção ao mistério eucarístico”.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

APRESENTAÇÃO LANÇAMENTO DOLIVRO

Novo livro sobre Bom Jesus do Monte
Padre Adelino da  Silva Costa tem a honra de convidar toda a comunidade a tomar parte no lançamento e apresentação do seu livro "Exaltação do Granito no Sagrado do Bom Jesus do Monte: Apologia da Fé com Entrelaços de Profano", no dia 23 de fevereiro, pelas 18:30 no auditório da Fundação cupertino Miranda.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

NOITE DE FADO


2ª RECOLECÇÃO DECATEQUISTAS DO ARCIPRESTADO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO

No próximo dia 17 de Fevereiro, sexta-feira, a Equipa Arciprestal de Catequese de Vila Nova de Famalicão promove um encontro de Recolecção destinado a todos os catequistas do Arciprestado, alargando o convite também a todos os pais dos catequizandos das diferentes comunidades, por forma a congregar no mesmo espaço de oração aqueles a quem foi confiada a missão de principais educadores na Fé.
Esta iniciativa realiza-se no Seminário dos Missionários Combonianos, em Antas, às 21h15, subordinada ao tema “Com Maria… ao pé da Cruz!”, pretendendo proporcionar aos catequistas e aos pais um serão diferente que melhor os pode ajudar a viver o tempo da Quaresma, que se inicia brevemente, sendo este o tempo litúrgico de preparação para a Páscoa, a grande festa para os cristãos que encerra em si os acontecimentos centrais da sua Fé.
Sendo a Quaresma um tempo que convida à oração, ao jejum e à esmola, numa atitude penitente e humilde de quem reconhece a sua condição frágil de pecador e sente necessidade de percorrer um caminho de conversão até Jesus Cristo, interpelados pela presença fiel e consoladora de Maria aos pés da Cruz, tal como enfatiza a caminhada quaresmal proposta pelo Arciprestado, este encontro de recolecção pretende interpelar nesse sentido, sendo composto de momentos de reflexão, de adoração ao Santíssimo Sacramento e oração, terminando com um tempo de convívio e confraternização entre todos.
De realçar que os pais poderão fazer-se acompanhar pelos seus filhos, pois haverá também um espaço com jogos e dinâmicas, assim como alguém responsável, preparados especialmente para os receber e acompanhar durante o tempo da oração.
Deste modo, a Equipa Arciprestal de Catequese apela à presença de todos os catequistas e pais do Arciprestado, que podem, assim, usufruir de “uma oportunidade privilegiada para que cada um, durante este tempo da Quaresma que se avizinha, se coloque com Maria ao pé da Cruz de Jesus, rumo à grande festa da Páscoa, para que todos possam celebrar com Fé, em atitude contemplativa, penitente e orante os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo”.


Departamento Arciprestal da Comunicação Socia