quarta-feira, 25 de maio de 2016

MISSÃO JOVEM

Vem aí mais um MISSÃO JOVEM.
Dias 2 e 3 de Julho 2016, nos missionários Combonianos da Maia.
Mais um fim de semana fantástico com muitíssimas actividades (jogos, concertos, caminhadas, interacção, convívio,…. Muita animação) em regime de acampamento.
Aberto para todos os jovens, de todos os lugares, de todos os movimentos.
És jovem: Não hesites, combina com o teu grupo ou junta-te a outros e participa.
És catequista:se os teus catequizandos estiverem dentro do limite de idade, combina com eles e participai juntos.
És adulto: informa todos os jovens que conheces e convida-os a participar.

Já tens toda a informação em www.missaojovem.jim.pt

Este ano haverá muitas NOVIDADES

terça-feira, 24 de maio de 2016

PROCISSÃO ARCIPRESTAL DO CORPO DE DEUS

Procissão Arciprestal do Corpo de Deus em Vila Nova Famalicão
No próximo dia 26 de Maio, quinta-feira, celebra-se a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, uma festa móvel em que evocamos a presença real de Cristo na Eucaristia, de grande tradição para a Igreja Universal, mas também para a Igreja do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão. 
Deste modo, o Arciprestado famalicense assinala esta data, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, através da realização da Procissão Arciprestal do Corpo de Deus. A celebração tem início às 17h30 na Igreja Nova Matriz, com oração de vésperas ao Santíssimo. De lá segue-se depois em procissão Eucarística, percorrendo-se várias artérias da cidade até finalizar novamente na Nova Matriz. 
Todas as comunidades paroquiais do Arciprestado estão convidadas a tomar parte activa nesta celebração, fazendo-se representar pelos seguintes elementos: Cruz paroquial e Círios, Bandeiras (do Santíssimo Sacramento ou do Sagrado Coração de Jesus) e Acólitos com o Turíbulo.
Todos os cristãos do Arciprestado são também convidados a associar-se a esta celebração, que “constitui uma oportunidade ímpar, para, em comunhão com todos os irmãos, experimentarmos um momento privilegiado de vivência e anúncio da Fé e de oração diante de Jesus Sacramentado, sentindo-nos transformados e salvos pela doçura da Sua Misericórdia, manifestada inequivocamente na Sua entrega por nós e na Sua presença viva, eterna e salvífica no Pão da Eucaristia”.

Na Capela Nossa senhora de Fátima haverá celebração Corpo de Deus às 21 horas.

domingo, 22 de maio de 2016

FESTA DA FÉ


Dia 12 de Junho: Festa da Fé (Profissão de Fé) no Salão Paroquial às 10:30.

Dia 19 de Junho: Festa da fé (Profissão de Fé) na Capela S. Miguel-O-Anjo às 10:30.

REUNIÃO PAIS PARA INSCRIÇÃO 1º. ANO CATEQUESE


Dia 3 de Junho sexta-feira, 21h haverá reunião de Pais que vão inscrever no 1º. ano de catequese. Depois da reunião as inscrições para o 1º. ano de catequese para 2016/2017: realizar-se-ão  a partir da segunda quinzena de Setembro, no escritório paroquial.


REUNIÃO GERAL DE CATEQUISTAS

Próximo dia 04 de junho de 2016 (sábado), haverá reunião geral de Catequistas para avaliação do ano de catequese com jantar / convívio no salão Paroquial, para todos os catequistas da Paróquia, pelas 20h30.
(Reunião de avaliação/conclusão do ano catequético).


CRUZ DA EVANGELIZAÇÃO

Cruz da Evangelização percorre dioceses portuguesas
Iniciativa será acolhida pela Arquidiocese de Braga entre os dias 30 de Maio e 5 de Junho.
A Cruz da Evangelização – entregue pelo Papa São João Paulo II ao continente europeu – encontra-se a caminho de Cracóvia e estará na Arquidiocese de Braga de 30 de Maio a 5 de Junho.
A iniciativa acontece no âmbito da preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016 que vai decorrer entre 25 e 31 de Julho de 2016, em Cracóvia, na Polónia, estando a Cruz a percorrer as 20 dioceses portiguesas. Para as JMJ, o Papa Francisco propôs o tema “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”.

O Projecto Itinerário da Cruz da Evangelização é uma oportunidade para os jovens portugueses, de um modo criativo e arrojado, expressarem hoje a sua ligação a este movimento evangelizador centrado no essencial da vida cristã. 


O Algarve foi a primeira diocese a acolher a Cruz da Evangelização, partindo depois para as Dioceses de Beja, Setúbal, Évora, Portalegre-Castelo Branco, Santarém, Lisboa e Angra. De 4 a 10 de Abril estará no Funchal, seguindo-se Leiria-Fátima, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Viana do Castelo, Braga (30 de Maio a 6 de Junho), Vila Real, Lamego, Bragança-Miranda e Ordinariato Castrense. 

Em Braga, a Cruz, vinda da Diocese de Viana do Castelo, será acolhida dia 30 de Maio por Barcelos, 31 por Braga, 01 de Junho por Guimarães, dia 02 por Famalicão, todo o dia, e encerrará às 21h, com a vigília de adoração à Cruz, na Matriz. 03 por Balasar, 04 por Vila de Conde, dia 05 por Cabeceiras de Basto e, por fim, no dia 06 de Junho, por Celorico de Basto.

A iniciativa pretende que os jovens portugueses façam um caminho de oração e reflexão rumo à Jornada Mundial da Juventude de 2016.


O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil pretende que a Cruz da Evangelização seja um itinerário de fé que tem como objectivo fundamental evangelizar através da cruz.
A acompanhar este símbolo foi preparado um guião com celebrações, meditações, orações e recursos para que os jovens possam acolher, celebrar, viver e anunciar aos seus contemporâneos a lógica da cruz. 
A história da Cruz da Evangelização


Foi nas primeiras Jornadas Mundiais da Juventude fora do continente Europeu, em Buenos Aires, na Argentina, em 1987, que o Papa João Paulo II entregou cinco Cruzes da Evangelização aos jovens para serem levadas para cada continente. “Envio-vos! Jovens, evangelizai os jovens com esta cruz da evangelização”, disse João Paulo II, na ocasião.


O papa Francisco já sublinhou a importância desta iniciativa coincidir com o Ano da Misericórdia. 
Esta é a terceira vez que as JMJ coincidem com a realização de um Ano Santo por parte da Igreja Católica. A primeira “aconteceu durante o Ano Santo da Redenção (1983/1984) ”, data em que “São João Paulo II convocou pela primeira vez os jovens de todo o mundo” para as jornadas. A segunda no “Grande Jubileu do ano 2000”, quando mais de dois milhões de jovens de cerca 165 países estiveram em Roma para a 15.ª Jornada Mundial da Juventude.

PRIMEIRA COMUNHÃO

Dia 29 de Maio Festa da Primeira Comunhão na Capela S. Miguel-O-Anjo às 10:30
Dia 5 de Junho Festa Primeira Comunhão no Salão Paroquial às 10:30

sábado, 14 de maio de 2016

JUBILEU DOS SACERDOTE EM BRAGA

Iniciativa decorre no dia 3 de Junho, no Seminário Conciliar de Braga. 
O Papa Francisco irá celebrar em Roma o Jubileu dos Sacerdotes entre os dias 1 e 3 de Junho, tendo convidado cada Igreja particular a viver este momento. Como sinal de comunhão, a Arquidiocese de Braga irá celebrar o Jubileu no dia 3 de Junho.
A iniciativa decorre no Seminário Conciliar e tem início com o acolhimento, pelas 09h15, seguindo-se a oração de Laudes. Pelas 10h00, o tempo será de formação, ministrada pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.
Depois da adoração e reconciliação, os sacerdotes saem em procissão até à Sé Catedral, onde será celebrada eucaristia pelas 11h45. Todos os presbíteros irão cumprir o rito de ingresso na Porta Santa.
O almoço está marcado para as 13h00, estando a tarde destinada a um serão cultural, com os sacerdotes a partilhar testemunhos, música e poesia.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

JUBILEU DOS CATEQUISTAS - PEREGRINAÇÃO A ROMA

Jubileu dos Catequistas - Peregrinação a Roma

No âmbito do Jubileu dos Catequistas  o Departamento Arquidiocesano de Catequese está a organizar uma peregrinação, com o seguinte programa:

22/09/2016 – Saída de Braga para Roma 
23/09/2016 – Chegada a Roma 
25/09/2016 – Partida para Lourdes 
26/09/2016 – Passagem por Lourdes 
27/09/2016 – Chegada a Braga 
Para inscrições e mais informações, contactar o Departamento Arquidiocesano de Catequese, através do 253 203 180.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

PRIMEIRA COMUNHÃO E PROFISSÃO DE FÉ

 Capela de Nossa Senhora de Fátima.Dia 22 de Maio Domingo às 10:30h , haverá Eucaristia da Primeira Comunhão (3º. ano) e Festa da Fé (6º. ano).  Na 
O Grupo coral Litúrgico de Nossa Senhora de Fátima ira solenizar a Eucaristia.




PROCISSÃO DE VELAS

Este mês de Maio é o mês dedicado a Nossa Senhora, assim sendo, todos os dias deste mês, haverá o Mês de Maria pelas 21 horas, na semana de 16 a 20 de Maio, haverá também celebração Eucarística, na Capela Nossa Senhora de Fátima.
No dia 21 de Maio, realiza-se a Procissão de velas, com saída do Bairral, pelas 21:15 e à chegada à Capela Nossa Senhora de Fátima haverá a Eucaristia.




terça-feira, 3 de maio de 2016

NOITE UP`S 2016

Sim, este ano a NOITE UP'S - Uma direta com Deus -  parte de Vila Verde, desde o Santuário da Senhora do Alívio e terminará na Sé de Braga.

E já lá vão 10 noite UP'S! Cada uma mais envolvente, mais diferente e cada uma mais convidativa  a estar mais próximos de  Deus. Por estes dez anos passados esperamos que esta, no âmbito do ano Jubilar da misericórdia te faça mais estar atento a ti próprio, e aos outros. Sempre na presença de nossa Senhora que nos guia e guarda!

PARTIDA:
Santuário Nossa Senhora do Alívio - 20 MAIO 2016 - 21:16

CHEGADA:
Sé de Braga regresso previsto às 8:30 am de 21 MAIO 2016

ATENÇÃO - TRANSPORTES:

OBRIGATORIAMENTE, no ato da inscrição online em:


Terás que escolher se precisas de transporte de volta ou não, porque este ano, a subcontratação de transporte, devido a partirmos de Vila Verde é diferente.

OPÇÃO A:
Reservar ida da Estação da CP de Braga no 20 de Maio partida única às 21:00 em direção ao Santuário.

OPÇÃO B:
Reservar regresso, da paragem do Pópulo (perto da Sé) no 21 de Maio às 8:30 am para regresso ao Santuário da Senhora do Alívio.

OPÇÃO C:
Não precisam de transporte.


Por isso o limite de inscrição, efetivo máximo, é até a quarta feira 18 de Maio às 23:59. Caso te inscrevas depois, o transporte NÃO será salvaguardado! 

PREÇO:
3,50€ se te inscreveres já, 4,00€ se te inscreveres somente a partir do 16 de Maio!

Para mais informações do que precisas e deves levar, verifica o Flyer em anexo!

Cá te esperamos para mais uma única e grande DIRETA COM DEUS - NOITE UP'S!

domingo, 1 de maio de 2016

INAUGURAÇÃO DAS SALAS CATEQUESE


No próximo dia 14 de Maio (sábado),  pelas 17:30 faremos a inauguração das salas de catequese da Capela Nossa Senhora de Fátima, um resultado que veio do esforço de cada um de nós. Teremos a presença de D. Jorge Ortiga e de seguida a celebração Eucarística.